Curso de
Tecnologia em Design Gráfico – DADIN/UTFPR
Disciplina
de Elementos Plásticos Bidimensionais – Turma N31/Prof. Luciano Silva
Planejamento
do 2º semestre/2012
Objetivo da disciplina
Analisar, reconhecer e
aplicar os elementos fundamentais da composição, da linguagem visual e das
imagens.
Metodologia
Acompanhamento e apoio teórico digital: reforço teórico com material fornecido pelo blog da disciplina e
divulgação dos exercícios dados, textos teóricos de apoio, avaliações e
detalhes das aulas.
Aulas teórico-práticas: as aulas serão teórico-práticas,
iniciadas com a explanação teórica sobre conceituação do conteúdo e seguidas da proposta de exercício prático a ser
realizado até o fim de cada tópico de conteúdo.
Exercícios práticos: recomenda-se que os exercícios
práticos sejam realizados inicialmente em sala de aula com a orientação do professor.
Pesquisa de informações: orienta-se que semanalmente se façam buscas de informações gráficas no meio digital, para uso em sala
de aula, tais como fotografias, grafites, murais, histórias em quadrinhos entre
outros.
Avaliação fundamentada na aplicação teórica em
exercícios práticos: as avaliações levam em conta o desenvolvimento de
trabalhos práticos e a
participação em sala de aula.
Programa semestral
A distribuição
dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de
adaptação a eventuais imprevistos.
Programa semestral
A distribuição
dos conteúdos a seguir poderá ser reformulada de acordo com as necessidades de adaptação
a eventuais imprevistos.
Data
|
Conteúdo
|
Aulas
|
|
_
|
06/12
|
Apresentação da disciplina: metodologia, conteúdo, forma de avaliação,
listagem de materiais.
|
05
|
01
|
13/12
|
Teoria da Forma e aspectos visuais: fundamentos da Teoria da Forma/Gestalt.
|
05
|
01
|
20/12
|
Teoria da Forma e aspectos visuais: exercícios livres dos fundamentos da Teoria da
Forma/Gestalt.
APS1- Pesquisa iconográfica: padrões decorativos, sinais gráficos e
tipologia.
|
05
|
02
|
07/02
|
Elementos visuais e forma: identificação dos elementos visuais; tipologia
das formas; formas positivas e negativas; exercícios livres de operações com
formas; texturas e figuras positivas e negativas.
|
05
|
02
|
14/02
|
Elementos visuais e forma: geração de estudos
de marcas, logotipos e pictogramas.
APS2- Pesquisa iconográfica: mural, grafite e tattoo.
|
05
|
03
|
21/02
|
Forma e estrutura: módulos e
estruturas compositivas; forma como módulo; repetição, rotação e graduação de
tamanho de módulos; tipologia das estruturas.
|
05
|
03
|
28/02
|
Forma e estrutura: composições
e decomposições de estruturas; gerações de estruturas formais e informais em
exercícios livres.
|
05
|
03
|
07/03
|
Forma e estrutura: geração de estruturas formais e informais em estudos de mural e tattoo
APS3- Pesquisa iconográfica: heráldica, ornamentos e arabescos.
|
05
|
04
|
14/03
|
Equilíbrio e simetria: princípios
de simetria e assimetria; equilíbrio estático e dinâmico, exercícios livres.
|
05
|
04
|
21/03
|
Equilíbrio e simetria: geração de
estruturas simétricas e assimétricas em equilíbrio estático e dinâmico em estudos de ex-libris.
APS4- Pesquisa iconográfica: cartazes, capas e posters.
|
05
|
05
|
28/03
|
Escala e proporção: noções de escala e proporção; proporção
áurea; escala de Fibonacci; médias proporcionais.
|
05
|
05
|
04/04
|
Escala e proporção: geração de estruturas com a utilização de
elementos proporcionais na criação
de capa de revista e poster.
APS4 – Pesquisa iconográfica: quadrinhos e fotonovelas.
|
05
|
06
|
11/04
|
Movimento e ritmo: movimento visual; seqüência constante e
alternada; ritmo visual.
|
05
|
06
|
18/04
|
Movimento e ritmo: geração de estruturas com ritmo visual na estruturação de uma comic page.
APS5 – Pesquisa iconográfica: fotografia e ilustração.
|
05
|
07
|
25/04
|
Unidade, harmonia e contraste: princípios de harmonia e unidade; dinâmica dos contrastes.
|
05
|
07
|
02/05
|
Unidade, harmonia e contraste: exercícios de identificação de harmonia, unidade
e dinâmica dos contrastes em estudos
comparativos de fotografia e ilustração.
|
05
|
_
|
09/05
|
Avaliação final: prazo limite para resolução e entrega de trabalhos
e avaliações semestrais.
|
05
|
_
|
16/05
|
Encerramento de prazos: entrega
de eventuais trabalhos extras ou atividades de reforço solicitadas pelo
professor; divulgação de resultados finais da disciplina.
|
05
|
Nº de aulas previstas
|
90
|
Avaliações
Datas de avaliação: avaliações serão
feitas após a entrega de trabalhos na
data estipulada para término de cada tópico de conteúdos dados.
Entrega e recuperação de trabalhos: Os trabalhos entregues dentro dos prazos parciais poderão ser refeitos e reavaliados até o final da disciplina. Trabalhos
não entregues nos prazos parciais poderão
ser entregues dentro do prazo
final, mas não terão
direito a recuperação. Não
serão aceitas entregas de trabalho fora dos prazos previstos (salvo nos casos devidamente
justificáveis).
Critérios de avaliação: Para critério geral de avaliação dos trabalhos (salvo propostas
específicas) utilizaremos a somatória dos valores dos seguintes itens, num
total de 10,0 pontos: aplicação da técnica proposta
(2,5 ptos); adequação ao conteúdo avaliado
(2,5 ptos); nível de criatividade (2,5
ptos); apresentação clareza
e organização do trabalho (2,5 ptos).
Aprovação na disciplina: A média para aprovação
final na disciplina deverá ser igual ou maior que 6,0 e será calculada pela média do número total de trabalhos propostos
até o fim do semestre.
Lista de materiais
Instrumentos de
desenho:
jogo de esquadros,
compasso, régua, escala.
|
Lapiseiras, canetas,
pincéis:
lapiseiras 0,3/0,5/0,7 mm,
canetas nanquim descartáveis 0,4/0,6/0,8 mm, caneta pincel com ponta
estreita, pincéis redondos nº 8/nº12, pincéis planos nº 8/nº12, lápis grafite
macio 8b, lápis “grafitão” macio 8b, caixa lápis de cor aquarelado 12 cores.
|
Tintas:
nanquim, ecoline vermelho, amarelo,
azul.
|
Papéis:
24
fls sulfurizê (A3-overlay/60g),
12 fls sulfurizê (A2-overlay/60g), 24 fls cartolina duplex (A3), 12 fls
cartolina duplex (A2), 1 bloco sulfite (A3/120g), 12 fls colorplus (A3/120g)
de cores variadas.
|
Material de consumo:
estilete, tesoura, fita
adesiva, cola de bastão, cola branca, borracha macia, bisnaga com álcool gel,
flanela, escova tipo “bigode”, pasta para A2, 12 ref. plásticos A3, 6 ref.
plásticos A2.
|
Bibliografia
Bibliografia básica:
ARNHEIM,
Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da
visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.
DONDIS,
Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins
Fontes, 2007.
GOMBRICH,
Ernst H. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da
representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
WONG,
Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.
Bibliografia complementar:
DOCZI,
György. O poder dos limites: harmonias e
proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
GOMES FILHO,
João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da
forma. São Paulo: Escrituras, 2009.
KANDINSKY,
Vassily. Ponto e Linha sobre o Plano. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.
LUPTON,
Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify,
2008.
OSTROWER,
Fayga. Universo da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.